10 Principais Benefícios das Mandalas
Além de serem ótimas para decorar e alegrar ambientes, as mandalas possuem muitos outros benefícios. Listei aqui 10 principais benefícios das mandalas para nos inspirarmos.
As mandalas não servem só para decoração. Aliás, essa é somente uma das formas de utilizar a energia das mandalas a nosso favor.
Por serem representações artísticas e espontâneas da natureza, sua simbologia é muito profunda e está associada à geometria sagrada e à flor da vida.
Eu as considero, além de uma ferramenta importante para autoterapia, uma assinatura do sagrado em todas as coisas que existem, tanto em nós quanto no universo ao nosso redor.
Mas tudo isso e muito mais já foi dito nesses post (se você não leu, recomendo que leia pra entender mais sobre esse universo fantástico das mandalas hehe!):
Mandalas: o que são, origem e significado
As mandalas estão em tudo e em todos
Diante toda essa imensidade de coisas que as mandalas nos proporcionam, decidi listar aqui de forma sucinta os 10 principais benefícios que estão relacionados a elas, desde simplesmente ter uma mandala em casa e contempla-lá até trabalhar diretamente com elas, em sua confecção, pintura, etc.
Então vamos lá?
10 Principais Benefícios das Mandalas
1 – Trabalham nosso autoconhecimento
Na busca por descobrir mais sobre esse universo acabamos nos encontrando também.
As mandalas nos proporcionam uma incrível relação com nós mesmo.
Isso se da porque nosso inconsciente se liga profundamente com elas por fazerem parte de nós mesmos, como vimos na geometria sagrada, as mandalas são a gênese de tudo que existe, incluindo os seres humanos.
Então existe uma “conversa” entre esses elementos, que muitas vezes não entendemos, mas sentimos. E nesse sentir nos tornamos curiosos pra saber o que está acontecendo, e iniciamos nossa busca por respostas. E nessa busca descobrimos mais sobre nós mesmos.
Aprendemos a reconhecer e entender nossas emoções, pensamentos e sentimentos. Passamos a ser mais atentos ao nosso interior, pois cada mandala toca em uma parte profunda do nosso inconsciente.
Muitas coisas que estão guardadas em nós por muito tempo podem ser curadas com as mandalas. E as vezes nem vamos ter consciência desse processo, apenas vamos sentir algo diferente e depois nos sentiremos melhor. Pronto, a mágica já aconteceu.
Em outras vezes, ao estar meditando ou tecendo (pintando, fazendo, criando) uma mandala vamos sentir especificamente uma emoção, ou uma lembrança, uma dor, ou até mesmo uma alegria. São coisas que estão sendo trabalhadas internamente e que vieram a toma em busca de solução, cura ou requalificação energética.
Nossa vida segue o padrão cíclico das mandalas, passamos por fases e padrões que se repetem. As fases são necessárias para nossa evolução pessoal, e os padrões querem nos mostrar algo que se repete para ser curado.
Tudo deve ser olhado com carinho e atenção. Nada vem por acaso. Confie em você e nas mandalas!
2 – Melhora significativa do humor
Esse benefício (assim como outros) não é exclusivo das mandalas, mas de toda forma de arte e expressão pessoal, artesanatos e afins. Trabalhar com as mão, criando algo novo é muito gratificante e benéfico pra nossa autoestima e confiança.
Podemos nos expressar e acalmar ao mesmo tempo, enquanto criamos um portal significativo de energia com o meio em que estamos e com nosso eu interior.
3 – Proporcionam organização física, mental e emocional
O universo é extremamente organizado, já pensou nisso? Tudo acontece de forma perfeita, todos os ciclos, as estações, padrões de crescimento das plantas e animais, o equilíbrio natural para que tudo possa coexistir em harmonia.
Então isso nos chama atenção para uma análise: como as coisas vão fluir pra mim se vivo em uma bagunça? Como a energia vai trabalhar a meu favor?
Primeiro temos de nos organizar. Organização interna de pensamentos, foco, objetivos. Organização externa do seu mundo particular: seu quarto, sua casa, seu carro. Não viva numa bagunça!
Ao iniciar uma caminhada com as mandalas isso começa a fazer mais sentido. Elas são organizadas em suas cores, formas e ângulos. Por isso nos proporcionam a sensação boa de equilíbrio, paz e perfeição.
Isso pode ser trabalhado em nós ao meditar com elas profundamente sobre isso e usando-as como um lembrete para nos manter organizados. Ou pode ser também durante sua tecelagem, a medida que você vai criando, vai percebendo esse padrão organizado e vai alterando isso internamente, aos poucos. Você começa a se tornar mais centrado e organizado, e consequentemente transborda isso para seu mundo externo e interno, em casa, no trabalho, nos relacionamentos.
4 – Nos ensinam a ter paciência e perseverança
Vivemos na era da tecnologia e do imediatismo. Penso em algo e quero pra ontem não é verdade? Tudo é tão rápido que as vezes até assusta.
E as vezes até nos esquecemos que coisas importantes levam um certo tempo para serem formadas ou cultivadas.
As mandalas nos ensinam a lidar com a ansiedade e ter a paciência necessária para que tudo aconteça no tempo certo.
Quando comecei a criar as mandalas maiores, de 90 cm / 1 metro, ficava ansiosa querendo terminar logo pra ver o resultado. E nessa ansiedade acabava fazendo com pressa, sem apreciar o momento e o que estava fazendo, e sem a percepção real do trabalho, se ficasse um pouco torto ou não ficasse bem como eu queria pensava: ah, mas esta bom, quero terminar logo e se desmanchar vai demorar muito.
E nisso perdia toda a beleza e os ensinamentos disponíveis ali pra mim.
Hoje em dia, uma mandala dessas é praticamente uma gestação kkkk! (não que as pequeninas não sejam, mas nas grandes a proporção é maior haha). Existe o cuidado de organizar tudo, os materiais, as cores, os modelos… ao fazer é com calma e perseverança, prestando atenção em cada detalhe.
Não tenho mais apego de não querer desmanchar se não ficou como esperava e começar de novo. Entendi que a felicidade está na jornada, e não no destino, ou no resultado.
Quando não me sinto em sintonia com o processo não faço. Espero até achar que estou preparada para recomeçar. Por isso elas levam dias para serem criadas.
E por isso se tornam tão importantes!
Ao ficarem prontas não sou mais a mesma de quando comecei.
Comemoro o nascimento delas e o meu para uma nova versão de mim mesma.
5 – Desenvolve nossa criatividade
Todos nós somos seres criativos por natureza. Mas acabamos nos esquecendo disso, por não cultivar essa característica tão importante dentro de nós.
As mandalas, como toda forma de arte e artesanato, vão nos mostrando esse caminho de novo, aos poucos nos lembrando de como era quando éramos crianças e criativas espontaneamente.
Cada dia em contato com elas é um dia mais criativo e alegre, pode ter certeza.
6 – Trabalha nossa capacidade de concentração e foco
Assim como outras características internas, o foco e a concentração vêm com o tempo e a perseverança no processo.
Podem ser trabalhados através da meditação com as mandalas ou através da criação.
No processo criativo temos a tendencia a nos manter focados no que estamos criando, com extrema concentração para sair tudo certo. Nos mantemos no momento presente, sem deixar a mente flutuar para o passado ou futuro,e isso nos mantém com atenção plena no que estamos fazendo.
7 – É uma forma de estado meditativo (meditação ativa)
Esse tópico está bem relacionado com o anterior. A meditação ativa acontece justamente quando nos mantemos com atenção plena em alguma coisa, no momento presente, aqui e agora.
Então, ainda que não estejamos sentados em postura de lótus e com os olhos fechados estamos, sim, meditando. Porque nossa atenção esta focada, nossa mente está controlada e nossas ações são conscientes.
Isso é maravilhoso pra quem não consegue meditar da forma tradicional, mas gostaria de ter os benefícios da meditação. Pode ser feito com várias atividades, em qualquer hora do dia, basta estar concentrado, consciente e com a mente aquietada.
8 – Transformam as energias do ambiente
As mandalas são portais de energia. Ao serem colocadas em determinado lugar elas ajudam a transforma-lo, energeticamente, em um lugar mais positivo e agradável.
Além disso, elas são sempre coloridas e alegres, deixando o ambiente mais bonito e descontraído, mais alegre e positivo.
9 – Facilitam a meditação
Além de proporcionarem a meditação ativa, como dito acima, as mandalas ajudam a praticar a meditação passiva (a meditação tradicional hehe!). Elas são muito utilizadas em aulas de yoga e nas culturas budistas e induístas, justamente como facilitadora da meditação.
Pode-se usá-las como objeto de concentração e induzimento ao estado meditativo, mantendo-as na altura dos olhos e olhando fixamente pra elas, com a mente controlada e atenção focada.
Aqui entram vários exercícios meditativos com mandalas. Pode-se ter uma mandala especifica para cada aspecto que se deseje trabalhar e meditar com ela sobre isso.
Além do induzimento ao estado meditativo, cada mandala contém a energia que se quer trabalhar, é uma forma muito especial de autoterapia. (ops, entramos no próximo tópico haha!)
10 – Podem ser usadas como ferramenta terapêutica
Apesar de todos os benefícios e usos na meditação que foram descritos acima, as mandalas podem ser incluídas em várias terapias alternativas, como cromoterapia, florais, cristais, reiki, thetahealing…
Além disso, no processo de criação de uma mandala podemos trabalhar com intenções e visualização, ou com algo específico que você acha que precisa trabalhar.
Por exemplo: você tem uma questão com timidez.
Você cria uma mandala específica para esse sentimento, e ao faze-la vai imaginando sua timidez indo embora, vai se visualizando sendo mais comunicativa, mais espontânea, perdendo o medo de falar em público… vai trabalhando isso internamente e colocando essas intenções na mandala.
Ao finalizar você terá ela por perto, sempre te lembrando que isso é uma questão que já foi trabalhada e trazendo a sua memória todas as visualizações positivas que você fez ao cria-la. Também poderá usar essa mandala para meditar sobre isso sempre que achar necessário =)
Então esses são alguns dos benefícios desses elementos maravilhosos para nosso despertar e desenvolvimento pessoal. Espero que elas (as mandalas, não eu) tenham te convencido um pouco do quanto são boas companheiras pra nossa jornada aqui pela Terra.
Veja esse conteúdo também:
7 Formas de Melhorar seu dia a dia com as Mandalas
Quer se aprofundar ainda mais nesse universo?
Tenho uma super dica pra você que gostou desse conteúdo e quer se aprofundar ainda mais, assista esse vídeo:
O conteúdo desta formação reúne conhecimentos aprofundados sobre o universo das mandalas e toda sua simbologia, além de ensinar a criar mandalas com as diversas técnicas da atualidade como: mandalas pintadas em madeira, em telas/papel, mandala vitral, mandalas em espelhos e mandalas de linhas, do nível zero de conhecimento a práticas avançadas.
- Desenvolva sua criatividade!
- Adquira equilíbrio, concentração e foco!
- Aprenda uma arteterapia maravilhosa!
- Crie peças únicas!
- Esse é um dos cursos mais completos do PLANETA!
- Com MAGIA, MEDITAÇÃO e muita ARTE!
- Curso inédito, profundo e completo (com certificado).
Ainda mais! Fazendo sua inscrição você ganha esse SUPER BÔNUS:
Para saber mais detalhes sobre esse curso clique no botão abaixo:
Espero você nesse universo paralelo das mandalas 🤗💗
Paz e luz!
Namastê!
♡ ॐ