
Mandalas: O que são, Origem e Significado
Hoje em dia muito se tem ouvido falar das mandalas e seus benefícios, tanto para meditação, decoração e nos famosos livros de colorir. Mas o que são as mandalas? de onde surgiram? O que significam? Vamos descobrir aqui 😉
Mas o que são essas formas circulares e coloridas?
A palavra Mandala em Sânscrito significa “círculo”e é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.
Mas também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
Segundo a visão espiritual, as mandalas são como centros energéticos ou portais de energia, de equilíbrio e purificação, que nos ajudam a transformar a visão que temos de nós mesmos e do universo ao nosso redor.
São ótimas para energizar ambientes, alterar suas energias, ajudam em técnicas de relaxamento, concentração e tranquilização da mente, induzindo-nos facilmente a um estado meditativo.
Origem e Significado das Mandalas
Tão antigas quanto a humanidade, as mandalas têm uma característica incomum: auxiliam na cura, na meditação, na busca da paz interior, no autoconhecimento, no entretenimento e ainda permitem descobrir outros aspectos inerentes à vida humana e à natureza. (https://www.amorc.org.br/as-mandalas-e-o-despertar-mistico/)
Na grande maioria das bibliografias referentes a esse assunto tem-se que as mandalas originaram-se no século VIII na região do Tibet, e também na Índia, China e até Japão. A verdade é que essas são as primeiras mandalas que foram registradas, digamos assim, mas é muito difícil saber com certeza onde foram criadas e por quem.
Mas as mandalas são encontradas no mundo todo, desde as antigas civilizações em todas as culturas, e em todas as religiões, em desenhos rupestres por vários lugares do mundo.
A Origem
Por isso acredito em abordagens mais amplas e profundas sobre sua origem, como nos livros Mandalas: Formas que representam a harmonia do cosmos e a energia divina e O antigo segredo da flor da vida, que as relacionam com a geometria sagrada (geometria da criação ou geometria universal), ou seja a geometria de tudo que existe, um padrão matemático geométrico a partir do qual tudo se criou e se cria no universo.
Foi cientificamente comprovado que tudo que conhecemos como físico (todos os elementos da tabela periódica e suas diferentes combinações) e todas as formas de vida são formados a partir desse padrão. Por isso simbolizam toda ordem cósmica e psíquica, a totalidade universal da existência.
Dahlke, R. diz: “É difícil dizer algo sobre a história das mandalas, porque história pressupõe tempo; a mandala, porém, existe em essência, além do tempo e do espaço. A história da mandala – como toda história regular – deve começar do seu surgimento. Mas isso já se torna um problema, pois elas não se deixam ordenar no tempo; aliás, nem se quer é possível observá-la, pois sempre tende a nos atrair para o seu centro, e nesse ponto central, o tempo e o espaço cessam de existir.
Então tentaremos fixar temporalmente o primeiro aparecimento de uma mandala, mas mesmo isso fica entre o difícil e o impossível, pois uma das mandalas mais antigas talvez tenha sido o impacto da queda de algum meteorito em um mar primordial.
A grande Explosão
Temos de reconhecer: a mandala é mais velha do que todos nós… sim, ela é tão velha quanto o nosso mundo, tão antiga quanto a criação. Não contam os nossos cientistas que tudo começou com uma grande explosão?? E a imagem de uma explosão não forma também uma mandala??
Os cientistas podem de fato constatar que o Universo continua se expandindo desde a primeira explosão, o Big Bang. O mais espantoso, no entanto, é que a tradição Hindu, há milênios, já tinha conhecimento disso. Para eles a criação é descrita como o ritmo respiratório de Brahma. Ele a expira e inspira fazendo-a nascer e perecer em constante alternância,representando os ciclos que tudo no mundo é criado.
Observando outros mitos da criação, nos deparamos sempre com a mesma coisa, só que em outras palavras – o que não nos deve surpreender, pois, apesar de muitas linguagens, há somente uma verdade.
João em seu Evangelho diz: “No princípio era o Verbo.” Para os Hindus o Princípio era o Som (OM). Por trás da palavra está o som e por trás do som uma mandala, pois as ondas sonoras se expandem em forma de esferas a partir de um centro, e surge daí a mesma imagem que aparece quando se lança uma pedra na água, só que desta vez, no espaço.
Em outros mitos, tudo começa com a luz. E também, cada centelha de luz é uma mandala pois as ondulações da luz também se expandem uniformemente, a partir de um único centro, em todas as direções.
Assim, por mais que viremos e reviremos a criação, nada descobriremos que seja anterior às mandalas. Pelo contrário, é justamente através delas que tudo se forma…”
As mandalas e a Geometria Sagrada
Para esses autores as mandalas representam a simbologia da Flor da vida e trazem em sua energia de formação informações sobre o sistema da criação de tudo que existe. Visto que matéria é energia, a estrutura das mandalas é o desenho que representa a organização da energia para formar a matéria de tudo que existe.
As flores, as ondas, o sistema solar, nossas células, nossas digitais, os furacões, o padrão de crescimento dos brotos e da madeira nas árvores… tudo no universo segue esse padrão da flor da vida. Em qualquer situação, em qualquer lugar, está presente a mandala, desde que o observador esteja atento.
Isso também explica um pouco do nosso fascínio por elas e um pouco do que elas causam em nós. Elas “conversam” com nosso subconsciente, nos prendendo a atenção e nos levando a reflexões sobre o universo, sobre nós, sobre como as coisas são e foram criadas e como nossa consciência faz parte disso, de forma una com o todo e como ela se expande da mesma forma que tudo: em ondas concêntricas.
Percebe a profundidade desse conceito?? Não é lindo??
Importante destacar que apesar de estarem presentes em praticamente todas as religiões elas não pertencem a nenhuma especificamente. São uma sabedoria universal que a natureza nos proporciona.
Seus significados variam de acordo com suas cores e formas, pois geram vibrações específicas em cada caso. Mas em cada uma encontra-se simetria e beleza, elementos necessários para que a Mandala cumpra sua função de reequilíbrio e harmonização!
A simetria consiste na união dos elementos em conformidade, criando uma composição que acomoda o sentir do observador, que acalma, equilibra, organiza.
Já a beleza nos traz satisfação, prazer, alegria! É a manifestação do divino, do sutil! Certamente ela é um dos maiores atrativos que nos hipnotizam em uma Mandala! É aquela sensação de apaziguamento da mente, equanimidade e de que tudo ficará bem!
É dessa maneira que, partindo do centro, de um ponto Uno onde tudo se encontra e expandido em ondas concêntricas, a mandala te toca – te lembrando que, como o início do Universo, tudo começa em um ponto central, e se expande – é assim comigo, com você e com a nossa consciência!
Permita-se Apaixonar também por essas formas divinas na nossa vida!!
Quer se aprofundar ainda mais nesse universo?
Tenho uma super dica pra você que gostou desse conteúdo e quer se aprofundar ainda mais, assista esse vídeo:
→ Estão abertas as inscrições para o CURSO DE MANDALAS, YANTRAS E SÍMBOLOS 100% ONLINE
»» Praticar passo a passo, do nível zero de conhecimento até práticas avançadas?

O conteúdo desta formação reúne conhecimentos aprofundados sobre o universo das mandalas e toda sua simbologia, além de ensinar a criar mandalas com as diversas técnicas da atualidade como: mandalas pintadas em madeira, em telas/papel, mandala vitral, mandalas em espelhos e mandalas de linhas, do nível zero de conhecimento a práticas avançadas.
- Desenvolva sua criatividade!
- Adquira equilíbrio, concentração e foco!
- Aprenda uma arteterapia maravilhosa!
- Crie peças únicas!
- Esse é um dos cursos mais completos do PLANETA!
- Com MAGIA, MEDITAÇÃO e muita ARTE!
- Curso inédito, profundo e completo (com certificado).
Ainda mais! Fazendo sua inscrição você ganha esse SUPER BÔNUS:

Para saber mais detalhes sobre esse curso clique no botão abaixo:
Espero você nesse universo paralelo das mandalas 🤗💗
Paz e luz!
Namastê!
♡ ॐ

Nova Era e Transição Planetária

Simbolismo das Mandalas Olhos de Deus
Você pode gostar

Tudo que você precisa saber sobre Hatha Yoga
21 de novembro de 2019
10 Principais Benefícios das Mandalas
10 de outubro de 2019
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: