
O Mundo das Mandalas ou As Mandalas do Mundo
Redescobrir as formas, o simbolismo e a história das mandalas é uma tarefa gostosa e ao mesmo tempo fácil e incrivelmente fascinante… vamos nos dando conta de quão universais elas são e como estão presentes em nós e em tudo a nossa volta, e isso vai nos acalentando a alma e nos levando de volta ao nosso centro, a nossa essência, pois as mandalas são estruturas Universais: Elas não pertencem a ninguém e são comuns a todos – são as pedras fundamentais da criação, uma parte do todo e ao mesmo tempo a totalidade.
O próprio Universo é uma mandala composta de incontáveis mandalas das mais diversas dimensões.
A Unidade e a Diversidade
Cada mandala é ao mesmo tempo um Universo: A Unidade e a Diversidade.
Da Unidade nasce a multiplicidade, e por trás de toda multiplicidade está a unidade. Eis aqui um dos paradoxos fundadores do nosso planeta como o conhecemos. O símbolo sempre contém tudo, ou seja, contém os dois lados da polaridade, ele não exclui, mas inclui, e não impõe limites. Deste modo jamais poderá satisfazer o intelecto, pois este vive de classificar e discernir. O símbolo abrange o paradoxo e, por isso, é mais verdadeiro que qualquer outra coisa no mundo de maya, o mundo das ilusões ou aparências.
Queremos, mesmo que as vezes inconscientemente, nos aproximar do símbolo, ele nos chama, nos conecta de volta. E a chave para isso está tão próxima e pode nos parecer tão banal que não nos dispomos a perder tempo com coisas tão simples… e de fato, tudo é muito simples…
“Conta-se que ao terminar a obra da criação a partir do Uno, Deus conservou na mão a chave de tudo que criara. Achar essa chave deve ser agora a tarefa dos homens.
Para tornar isso mais atraente, Ele quis esconde-la o melhor possível e consultou seus conselheiros celestiais. Estes lhe deram muitas respostas, entre elas a lua. Deus então disse:
– Vou esconde-la bem perto e ao mesmo tempo, bem longe, lá onde a procurarão por último.
E a escondeu no centro do homem.”
É esse centro que nos interessa. É isso que devemos buscar. Podemos ir a muitos lugares, conhecer diferentes culturas… mas estaremos sempre ao redor desse centro. Toparemos com ele nos lugares mais diversos, e com as mais variadas roupagens e, no entanto, será sempre o mesmo centro. Mesmo que nos percamos no caminho por algum tempo, andando pelo desconhecido… basta lembrar da parábola do filho pródigo: Todos os caminhos levam ao início e, assim, perceberemos também que todas as viagens, exercícios e experiências sempre retornam para a Unidade.
As Mandalas no Universo
Como já vimos, o Universo em si é uma mandala, e ao mesmo tempo cada mandala é um Universo. Nesse paradoxo vamos aprofundando até chegarmos ao nosso pequeno universo interno. Do macro ou microcosmo.
Nosso Sistema Solar:
Nossa Linda, Abundante e Dadivosa Terra, uma das mandalas mais lindas…
Diminuindo a escala encontraremos os oceanos, rios, estruturas sólidas como as montanhas e seus minerais.
Cerca de 71% da superfície do nosso planeta Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido. A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais. Veja a estrutura cristalizada de uma molécula de água em seu estado puro, de alta qualidade vibracional:
E também a estrutura dos elementos estruturais da Terra, os minerais, cujos elementos estruturais são os cristais:
Claro que existem muitas formas variadas de cristais sobre a Terra, mas em seu íntimo, todos são constituídos de pequeninas mandalas.
Passamos agora para a constituição dos seres vivos. Todos nós, homens, animais e plantas, somos constituídos de células. Somos milhares delas juntas, e cada uma possui consciência e vibra de acordo com nosso todo. Veja a estrutura das células:
Toda célula tem um núcleo e este também é uma mandala. Sua divisão forma duas novas mandalas celulares, e assim cresce o mundo vivo das mandalas.
Por fim, tudo que conhecemos, as células, cristais e tudo que conhecemos neste planeta se constitui de átomos. E adivinha?
Cada átomo é também uma mandala:
Depois do átomo a escala se torna muito pequena, mas não surpreenderá se for também seguindo esse padrão.
Assim tudo e todos somos formados, mandalas dentro de mandalas!
Por isso elas estão tão presentes no nosso dia a dia e por isso nos conectamos quase que instantaneamente ao ver uma mandala, seja ela como for. Porque temos esse padrão dentro de nós também.
Para onde quer que avancem nossas pequisas modernas, elas encontrarão sempre os mesmos modelos originais que podemos descobrir também dentro de nós mesmos.
Assim em cima como embaixo, assim por fora como por dentro. Vivenciamos essa lei esotérica atemporal não só mas também nas mandalas, e são sobretudo nossas próprias vivências que nos interessam.
Por isso é tão difícil mergulhar numa mandala e permanecer insensível. Igualmente difícil, ou quase impossível, é criar uma mandala sem se colocar interiormente em movimento. A mandala é movimento, é expansão, é a roda da vida, a imagem do universo, que surge continuamente do mesmo centro, desenvolvendo-se para o exterior e ao mesmo tempo convergindo da multiplicidade para o centro unificador. E todo ser humano reconhece esse modelo básico, porque o traz dentro de si ❤.
Trechos extraídos do livro Mandalas: Formas que Representam a Harmonia do Cosmos e a Energia Divina (Rüdiger Dahlke).
Para saber mais sobre as mandalas leia esses posts:
Mandalas: o que são, origem e significado
10 Principais Benefícios das Mandalas
Simbolismo das Mandalas Olho de Deus
Quer se aprofundar ainda mais nesse universo?
Tenho uma super dica pra você que gostou desse conteúdo e quer se aprofundar ainda mais, assista esse vídeo:
→ Estão abertas as inscrições para o CURSO DE MANDALAS, YANTRAS E SÍMBOLOS 100% ONLINE

O conteúdo desta formação reúne conhecimentos aprofundados sobre o universo das mandalas e toda sua simbologia, além de ensinar a criar mandalas com as diversas técnicas da atualidade como: mandalas pintadas em madeira, em telas/papel, mandala vitral, mandalas em espelhos e mandalas de linhas, do nível zero de conhecimento a práticas avançadas.
- Desenvolva sua criatividade!
- Adquira equilíbrio, concentração e foco!
- Aprenda uma arteterapia maravilhosa!
- Crie peças únicas!
- Esse é um dos cursos mais completos do PLANETA!
- Com MAGIA, MEDITAÇÃO e muita ARTE!
- Curso inédito, profundo e completo (com certificado).
Ainda mais! Fazendo sua inscrição você ganha esse SUPER BÔNUS:

Para saber mais detalhes sobre esse curso clique no botão abaixo:
Espero você nesse universo paralelo das mandalas
Paz e luz!
Namastê!
♡ ॐ

Energias 2020: Ano do Sol

A Frequência da Terra e como ela nos Afeta
Você pode gostar

10 Formas de Ter mais Energia no seu Dia
19 de agosto de 2019
Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente
25 de agosto de 2019