Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente
Pranayama é o controle ou regulação da energia vital (prana) por meio da respiração.É o eixo em torno do qual gira a roda da vida e o controle da mente.
A vida começa com a primeira inspiração e se prolonga até a última exalação!
Pranayama é um dos oito passos do Yoga, filosofia Hindu que atualmente se difundiu pelo mundo todo. São mais usados na linha clássica de Hatha Yoga, e na modalidade Kundalini Yoga mas em outras modalidades também.
Suas principais obras são Os Yoga Sutras de Patanjali e Hatha yoga pradipika, onde, além de outros conceitos, se explica sobre o que são e como praticar os Pranayamas.
Mas o que são Pranayamas?
Do sânscrito: “Prana” – Força vital, energia da vida; “Yama” – controle, disciplina.
Então podemos definir pranayama como o controle ou regulação da energia vital (prana) por meio da respiração.
“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. […]
Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção.
Pranayamas é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.” B.K.S. Iyengar.
Portanto Pranayama é a ciência da respiração; o eixo em torno do qual gira a roda da vida. O nosso prana deve ser controlado lenta e progressivamente, segundo a capacidade e as limitações físicas de cada um.
Prana, nosso combustível universal
Como já foi dito, o prana é a energia vital que nos mantém vivos, e o qual adquirimos, entre outras formas, através da respiração.
Mas é preciso lembrar que existem dois “níveis” de prana: o Cósmico e o Individual.
Prana Cósmico
O prana Cósmico é abrangente e está em todas as formas de energia que existem: a matéria e seus elementos (éter, ar, fogo, água e terra) e as forças elementais da natureza (luz, calor, magnetismo, eletricidade, gravidade) são suas expressões tangíveis. Porém ele abrange toda a energia do universo.
Prana Individual
O prana Individual é o substrato energético que forma o nosso corpo tangível, regulador de todas as funções orgânicas e físicas. É encontrado em todas as formas de vida, dos minerais aos seres humanos. O volume de prana que circula dentro do corpo determina o grau de vitalidade de cada indivíduo.
No entanto, apesar de o prana estar presente em todas as matérias, ele não é matéria. É a energia que anima a matéria.
Mais importante: devemos saber que adquirimos esse prana individual através da luz e do calor do sol; da nossa alimentação; da água; e principalmente do ar que respiramos.
Ou seja, essa energia vital circula no corpo por uma rede extensa e complexa com 72 mil canais astrais de energia, as nadis, que não apenas permeiam todas as partes do corpo, como também criam um vasto campo de energia ao seu redor, a aura.
Dentro da anatomia sutil desses 72 mil canais astrais de energia existe o canal principal chamado sushumna, que corresponde à coluna vertebral e outros 2 que a permeiam, que são:
Ida
Correspondente à narina esquerda, é negativo e também chamado de nadi Lunar; traz a energia lunar refrescante; sua qualidade é a mental (lado direito do cérebro); energia Yin feminina.
Pingala
Corresponde à narina direita, é positivo e também chamado de nadi Solar; traz a energia solar quente; sua qualidade é a física (lado esquerdo do cérebro); energia Yang masculina.
Sendo assim, Ida e pingala correspondem ao equilíbrio energético que buscamos atingir para que a vida flua de forma correta. Os dois se entrelaçam em torno de Sushumna em pontos específicos, que correspondem aos 7 chacras principais do nosso corpo.
Estas correntes de força de Ida, Pingala e Sushumna operam alternadamente.
Pode se determinar a corrente que esta fluindo em dado momento observando o fluxo da respiração nas narinas. Se a narina esquerda tiver um fluxo maior de ar, então está predominando o funcionamento de Ida, se o fluxo é maior na na narina direita, então predomina o funcionamento de Pingala, se o fluxo é igual então é Sushumna nadi que funciona.
Quando sua energia flui predominantemente pela narina direita (pingala) observa-se uma energia vital mais ativa, propícia à trabalhos físicos, melhor digestão, mente permanece mais extrovertida e o corpo gera mais calor.
Já quando flui mais pela narina esquerda (ida) tem-se energia predominantemente mental, mente mais introvertida e propícia a se envolver melhor com trabalhos mentais, pensamentos, organização e concentração melhor.
O fluxo dessas correntes energéticas determina nosso estado de energia e consequentemente todas as atividades que fazemos. Podem ser alternadas e controladas através da vontade e certas técnicas yoguis, como Padadirasana e pranayama.
Como está a sua respiração?
B.K.S. Iyengar, um dos mais respeitados professores e propagadores do Yoga no mundo, em seu livro Luz Sobre o Yoga diz que a vida não é medida pela quantidade de dias, mas sim pelo número de respirações.
Portanto devemos seguir um padrão rítmico apropriado de respiração lenta e profunda.
Esse ritmo fortalecerá o sistema respiratório, acalmará o sistema nervoso e abrandará a ansiedade.
À medida que os desejos e a ansiedade diminuem, a mente ficará livre e se tornará um veículo adequado para a concentração.
Para esclarecer, acontece que a maioria das pessoas respira de forma superficial e insuficiente, utilizando apenas uma ínfima parte da capacidade pulmonar e vital.
Isso porque respiramos de forma automática e sem consciência na maior parte do nosso dia e da nossa vida. É uma forma bastante precária e limitada de respirar e viver, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver de saúde, vitalidade e resistência.
Concluímos, com isso, que nossa respiração está intimamente relacionada com nosso estado emocional e energia vital. Cada emoção nos remete a um tipo específico de respiração (ou um ritmo). Quando estamos ansiosos, com medo ou inseguros respiramos de forma mais curta e rápida; já quando nos sentimos seguros e confiantes respiramos mais profunda e ritmadamente.
Isso mostra que um controle respiratório com as técnicas de pranayamas (e as outras que o Yoga ensina) será benéfico para modificar e controlar nossa mente e nossas emoções, o que irá interferir positivamente nas relações afetivas, no desempenho profissional e na qualidade de vida.
Respirar é viver!
Então Respirar bem implica viver melhor,
Logo, respirar com plenitude significa existir plenamente!
Benefícios de Praticar Pranayamas regularmente
Os exercícios respiratórios (pranayamas) nos reensinam a respirar de forma mais atenta e eficiente, nos tornando conscientes da energia que advém desse ato, dos músculos e órgãos envolvidos e nos ensina como conduzir esse prana e utilizá-lo para nosso benefício e evolução pessoal. Alguns benefícios são:
- Redução do estresse;
- Cria uma mente estável e mais controlada;
- Aumenta os níveis de oxigenação na corrente sanguínea e no corpo em geral, auxiliando no melhor funcionamento das funções vitais;
- Mais saúde física, mental e emocional;
- Purifica os tecidos do corpo;
- Melhora a digestão;
- Melhora o humor;
- Promove uma limpeza nos pulmões;
- Melhora o sistema linfático;
- Deixa a pele mais bonita, saudável e brilhante;
- Reduz a depressão e a ansiedade;
- Traz clareza mental;
- Estimula nossa circulação e o fluxo de energia;
- Melhora o sistema imunológico.
Porém, os respiratórios do Yoga vão muito além, pois através deles tomamos consciência de que a energia vital que compõe nosso corpo é a mesma que configura e movimenta o Universo, mostrando-nos outra dimensão de nós mesmos.
Além disso é uma prática recomendadíssima para praticantes de esportes, pois amplia a capacidade pulmonar e melhora a resistência do praticante, ajudando também no aumento da consciência corporal e na velocidade de resposta do corpo e mente diante as exigências físicas.
Também para o canto, teatro ou qualquer outra atividade na qual seja imprescindível uma voz clara, limpa e melodiosa, predicados que dependem de uma respiração bem aplicada.
Quem pode praticar os Pranayamas?
Na verdade deveríamos falar em quem NÃO pode praticar haha.
Os pranayamas podem e devem ser praticados por todos como forma de se manter mais atento e presente no dia a dia, mais calmo, controlado e com maior domínio sobre sua mente e emoções.
É indicado pra qualquer um que se comprometa realmente com sua elevação espiritual e pessoal, devendo ser, contudo, levado a sério e com responsabilidade, pois a prática incorreta pode trazer alguns transtornos como soluços, gases, asma, tosse, catarro, dores de cabeça, nos olhos e ouvidos, e irritação nervosa.
O Controle da Mente!
B.K.S. Iyengar faz uma comparação da mente com uma carruagem puxada por dois vigorosos cavalos. Um deles representa a respiração e o outro representa os desejos. Quando a respiração prevalece, os desejos são controlados, os sentidos são refreados e a mente é acalmada. Quando o desejo prevalece a respiração se descontrola e a mente fica agitada e perturbada.
Por isso devemos buscar o domínio da ciência da respiração e, por meio de seu controle e regulação, controlar nossa mente e aquietar seu constante movimento.
Claro que esses benefícios são adquiridos com a prática e com o tempo, de acordo com cada pessoa, seus limites e particularidades.
Ficou interessado e gostaria de saber como começar a praticar, ou se você já pratica e gostaria de ver mais algumas técnicas de pranayamas LEIA:
Respiração Completa, o Primeiro exercício de Pranayama.
Pranayamas: Guia Definitivo: Como fazer e Benefícios.
Paz e luz!
Namastê!
♡ ॐ