Tudo que você precisa saber sobre Hatha Yoga
Aqui você encontrará tudo que precisa saber sobre o Hatha Yoga: origem histórica, como surgiu, o que significa e os efeitos no seu corpo, como é uma aula e os benefícios que você terá com a prática constante.
Além disso descobrirá como conquistar uma vida com mais equilíbrio físico, mental e emocional. Lembrando que Yoga não é um processo mágico, mas sim um caminho de disciplina e harmonia interna que favorece e guia a transformação da nossa personalidade e da nossa própria vida.
Origem do Hatha Yoga
O Hatha Yoga nasceu na Índia como uma vertente do Yoga clássico, e com o tempo chegou ao Ocidente.
As origens exatas do Hatha Yoga se perdem nos séculos, mas existem alguns textos antigos que são considerados como principais referências para esta prática: os Yoga Sutras de Patanjali; o Hatha Yoga Pradipika de Svatmarama; Goraksha Shataka; Gheranda Samhita e o Shiva Samhita.
A tradição do Sanatana Dharma (Verdadeiro nome do que conhecemos como Hinduísmo. Sanatana significa Eterno e Dharma significa Dever. O Sanatana Dharma é o Eterno Dever que diz respeito não apenas aos hindus, mas a todos os seres da criação, incluindo animais, deidades, humanidade, deuses.) associa a criação do Hatha Yoga a Matsyendranátha e ao seu discípulo Gorakshanátha.
Gorakshanátha foi um dos melhores discípulos de Matsyendranátha, considerado um mahayogin em seu objetivo de alcançar a consciência e elevá-la ao plano supra-intelectual, espiritual, para a experiencia da verdade absoluta e unindo-se a ela.
O interessante desta linhagem é ser verdadeiramente eclética, Apesar da sua associação co Hinduísmo e da essência Shaiva, as influências do Jainismo e do Budismo também são muito grandes.
Significado
A palavra Yoga significa união em sânscrito. A palavra Hatha significa: Ha = Sol, e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma, pingala, prana ou princípio masculino; Tha = Lua, que representa a sua consciência, a sua mente, ida, prana ou princípio feminino.
Assim pode-se traduzir hatha yoga como a união desses opostos no nosso corpo, promovendo assim a harmonização da energia vital solar e energia vital lunar no nosso sistema físico através da união da mente com a alma, resultando no equilíbrio energético necessário para tornar possível o aprimoramento e o perfeito domínio da mente, do corpo, e consequentemente da nossa vida.
Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho de corpo, pois através das asanas (posturas) consegue-se cultivar qualidades de equilíbrio, concentração, foco, e aquietar a mente, através da movimentação de energias, preparando-nos para a meditação.
Benefícios e Efeitos no Corpo
Os benefícios do Hatha Yoga são os mesmos descritos aqui, onde falo sobre os benefícios do yoga, de forma genérica.
Mas pode-se salientar ainda que envolvem todo nosso ser de forma unificada, ou seja, existem benefícios físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais, conforme demonstrado um pouco nos passos acima.
Mas existe um benefício que, ao meu ver, nos ajuda muito em todas as áreas e em todas as coisas que fazemos: o equilíbrio.
Manter-se equilibrado na vida não é ser somente isso ou aquilo, é ser um pouco de cada coisa.
É se alimentar de forma saudável, mas de vez enquanto se permitir comer uma batata frita porque sabe que isso te faz feliz.
Saber manter sua rotina diária de forma eficiente, mas quando quiser se deixar levar pela preguiça e passar um dia inteiro sem fazer nada.
Se esforçar para cultivar a alegria e boas energias diariamente, mas saber que está tudo bem se de vez enquanto você ficar triste.
Aprender a não reprimir sentimentos, mas buscar entender de onde e porque eles vieram e decidir, conscientemente, o que fazer com eles.
E, acima de tudo, ter a consciência e saber que você faz parte de um todo muito maior e manter esse equilíbrio interno e com todos a sua volta: pessoas, animais, plantas, coisas, meio ambiente.
As quebras de Padrões
Durante a prática deve-se prestar muita atenção ao correto alinhamento corporal, pois com esse alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais.
Ou seja: você faz algo com seu corpo que não tem o costume de fazer (ou até mesmo nunca fez, e que pode até julgar impossível em um primeiro momento) e quebra a rotina de movimentar somente os mesmos músculos todos os dias.
Essa quebra tem consequências em suas questões emocionais com você mesmo e com os outros ao seu redor, muda a sua forma de se ver e ver os outros. E assim os padrões comportamentais são também modificados, você se abre para um novo mundo de possibilidades.
Mas é claro que tudo isso leva um tempo, que é diferente pra cada pessoa, que é o tempo de ir deixando pra trás os medos, o sedentarismo, a fadiga muscular e a agitação da mente.
Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão, então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio.
A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo.
Quer entender melhor? É bem simples, o objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da tua mente até a energia do teu coração e deixe que a união dos dois te guie. (personare.com.br)
Os hatha yogis estabelecem o corpo humano como homólogo ao universo para encontrar Deus dentro de si mesmo e vivenciar o Samadhi (iluminação), que é alcançado através dos resultados de dharana (concentração) e dhiana (meditação).
Efeitos no Corpo Físico
Graças à prática de asanas, nosso corpo torna-se mais flexível, os músculos e articulações gradualmente perdem sua rigidez causada por um estilo de vida sedentário, enquanto os ossos se regeneram graças ao movimento.
A prática constante das asanas faz com que o corpo fique mais elástico e os músculos tonificados e fortes através de exercícios fluidos. Também tem efeitos benéficos em todas as articulações, na circulação sanguínea, funcionamento dos órgãos internos, digestão e eliminação de toxinas.
Efeitos no Corpo Energético
A prática constante de hatha yoga mexe muito com as energias que compõem nosso corpo, ou seja, nosso corpo energético. Primeiramente ela atua liberando energias estagnadas ou bloqueadas, como foi descrito acima.
No entanto, com o avanço na prática, começa-se a sentir os efeitos da ativação e equilíbrio dos nossos Chacras, que são os principais centros energéticos acumuladores e distribuidores de energia vital do nosso corpo.
Os Chacras
De acordo com a anatomia sutil, existem dois condutos nervosos na coluna espinhal, um à esquerda, chamada de IDA e outro à direita, chamado de PINGALA, e o canal oco que corre através do centro do cordão espinhal é o canal principal chamado SUSHUMNA. Todos os três se encontram e se unem na parte mais inferior da coluna e ao longo dela, até o topo da cabeça, em sete pontos principais que são chamados CHACRAS.
Existem asanas específicas para se trabalhar com cada chacra e com a energia a ele correspondente, mas mesmo uma prática genérica atua beneficamente nesses sistemas, tornando nosso corpo mais energizado e com maior vitalidade.
A Energia da Kundalini
No entanto o aspecto mais significativo do corpo sutil é a força psico espiritual chamada KUNDALINI. Do ponto de vista metafísico a kundalini é uma manifestação microcósmica de Shakti, a energia primordial. Ela é representada pela figura de uma serpente adormecida enrolada três vezes e meia no centro bioenergético mais baixo do corpo humano (Muladhara chacra) e irriga todos os chacras promovendo a expansão da consciência e fazendo a passagem do mundo material para o espiritual.
A movimentação de energia no corpo tem por objetivo o despertar dessa serpente, dessa energia primordial em cada um de nós, a qual então entra em ascensão através do canal Sushumna até chegar ao último centro bioenergético, Sahasrara chacra, ocorrendo assim a união de Shiva com Shakti, resultando no conhecido despertar da kundalini.
Nesse despertar o corpo se torna livre, repleto de prana, se funde em Brahman e se transforma em consciência pura, ocorrendo a libertação do ser e do tempo, penetrando no estado de alma livre.
Efeitos na nossa Forma de Ver as coisas
Importante salientar que a prática de Hatha Yoga nos ensina desde o início a reconhecer nossas limitações, aceitando-as e fazendo o que podemos para melhorar constantemente.
O Hatha Yoga ensina também o não-julgamento, tanto na prática quanto na nossa vida diária. Nunca devemos nos comparar com outras pessoas, pois cada ser é único e individual, cada um tem um tempo e desenvolvimento igualmente único e individual, de acordo com o propósito e evolução de cada um.
Os melhores resultados sempre são alcançados quando nos internalizamos e conectamos com nosso corpo e com nossa essência, e praticamos com amor e respeito ao nosso corpo e ao nosso ser.
Os exercícios de respiração do Hatha Yoga nos ajudam a inspirar e a expirar com mais tranquilidade. Quando a respiração fica mais lenta, a mente se acalma e conseguimos ver as coisas com mais clareza. Para saber mais sobre esses exercícios leia esse post.
Como se dá Sua Evolução com a Prática Constante
Conforme vamos praticando algumas coisas vão mudando no nosso corpo e principalmente na nossa mente.
Essas mudanças ocorrem em tempo diferente pra cada pessoa e de acordo com sua entrega e empenho em se aperfeiçoar e evoluir cada vez mais, mas de maneira genérica e didática, e para facilitar a compreensão da sua evolução com a prática, essas mudanças foram separadas em 5 estágios:
1) Conscientização e Preparo
Desenvolvimento de uma atitude contínua de observador de si mesmo;
Conscientização da respiração e dos movimentos corporais;
Desenvolvimento de relaxamento e atenção;
Maior interesse e aprendizagem sobre a filosofia e tudo o que envolve o yoga;
Interesse maior em cuidar do seu corpo e sua saúde física, emocional e espiritual.
2) Desenvolvimento Básico
Aumento da capacidade pulmonar com controle das fases e ritmos da respiração;
Desenvolvimento de alongamento, flexibilidade e força muscular;
Aumento do tempo de prática e permanência nas posturas;
Desenvolvimento de consciência corporal, com atenção no equilíbrio e foco, e capacidade de descontração;
Fortalecimento emocional;
Inicia-se uma nova fase de auto observação e mudança de hábitos.
3) Balanceamento Físico e Energético
Balanceamento das atividades de ida e pingala (canais energéticos da respiração e polarização de energia no nosso corpo), aumentando sua energia vital;
Introdução de mentalizações e visualizações que acompanham técnicas específicas;
Reforço da estrutura da coluna vertebral, prevenindo dores e doenças comuns com o avanço da idade;
Utilização de técnicas de concentração e abstenção sensorial, proporcionando maior domínio na prática das posturas e na sua vida cotidiana também;
Aumento do conforto em posições sentadas e familiarização maior com posturas mais desafiadoras;
Atenção na alimentação e na limpeza corporal, emocional e mental;
Continuidade de auto observação e mudança de hábitos (de forma natural e que faça sentido pra você).
4) Ativação da Fisiologia
Ativação dos centros de energia do nosso corpo, os chacras, iniciando pelo centro de comando (Ajna chacra) e sucessivamente percorrendo a coluna vertebral de baixo para cima;
Maior capacidade de manter-se focado, com aumento de concentração, memória e organização mental;
Ênfase nas mentalizações e visualizações;
Maior atuação sobre nadis e centros de energia;
Prática regular de concentração e meditação;
Desenvolvimento maior da intuição e energia vital;
Conforto nas posições sentadas;
Alimentação saudável incorporada;
Continuidade de auto observação e mudança de hábitos (de forma natural e que faça sentido pra você).
5) Estado Meditativo
Ativação de sushumná nadi (principal canal de condução de energia vital);
Prática diária de meditação;
Estabilidade e controle corporal, mental e emocional;
Vida mais focada e clara;
Apaziguamento da alma e facilidade de encontrar seu propósito de vida;
Continuidade de auto observação e mudança de hábitos (de forma natural e que faça sentido pra você).
Condições Pessoais e ambientais para a Prática
- Toda e qualquer pessoa pode praticar hatha yoga, não importando idade, sexo, raça ou religião;
- O praticante deve sempre respeitar seus próprios limites físicos e realizar os movimentos com carinho e amor próprio;
- Se possível, deve realizar a prática sempre no mesmo horário;
- O local da prática deve ser limpo e não se deve entrar com sapatos, para não ter impurezas;
- Deve-se evitar o uso de jóias, enfeites ou maquiagens;
- O praticante deve estar pelo menos duas horas sem ingerir alimentos sólidos, e pelo menos meia hora sem ingerir alimentos líquidos para realizar a prática;
- Durante a prática deve-se inspirar somente pelo nariz, de maneira profunda e tranquila;
- Antes de iniciar a prática fique em silêncio por alguns minutos, em postura de relaxamento ou de meditação;
- Os hábitos alimentares mais adequados para um praticante de yoga consistem em evitar a ingestão de álcool, refrigerantes, alimentos pesados, enlatados, carnes, excesso de estimulantes, fumo e substâncias psicoativas.
Como é uma aula de Hatha Yoga?
Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física) deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída.
As aulas podem variar bastante de acordo com o professor/instrutor ou escola que você irá praticar, mas basicamente as aulas são compostas por um momento de conexão com seu Eu Interior, exercícios respiratórios (pranayamas), execução das posturas (asanas), relaxamento e meditação (dhiana).
Podem conter outros elementos como entoação de mantras, de mudras, visualizações e intenções claras para um propósito específico.
Lembre-se que para realmente obter os benefícios do Hatha Yoga é preciso prática constante.
Além dos studios e academias que oferecem aulas de hatha yoga, hoje em dia essa prática está muito acessível pela internet, principalmente pelo youtube, com aulas completas e de várias modalidades.
Então não temos desculpa para não praticar e começar nossa evolução pessoal heim hahaha!
Entretanto o verdadeiro desafio de quem está nesse caminho, ou está querendo entrar, é o mesmo de todas as outras doutrinas ou religiões pelo mundo: COLOCAR EM PRÁTICA! Ou seja, a AÇÃO!
Durante a aula é tudo muito lindo e gostoso, mas devemos manter as características ali trabalhadas nas nossas ações no dia a dia.
É assim que vamos realmente avançar e evoluir com a prática, expandindo nossa consciência e conexão verdadeira com tudo e todos ao nosso redor e alcançaremos a tão sonhada iluminação!
O verdadeiro desafio é, portanto, ser capaz de manter a calma e, ao mesmo tempo, ter força para continuar avançando em busca dos nossos objetivos.
Dicas dadas, é hora de praticar né? 😍😁
Hatha Yoga é ação! e te convido a agir e começar a movimentar energias para adquirir tudo o que você sonha nessa vida!! 🙌
Que tal conhecer o curso incrível da Lola Medeiros?
Paz e luz!
Namastê!
♡ ॐ